OBJETIVOS X METAS

Durante toda a nossa vida, temos sonhos, desejamos coisas, sonhamos com viagens e conquistas, estabelecemos objetivos, corremos atrás de tudo aquilo que achamos que EM ALGUM MOMENTO será nossa realização pessoal. Nos tornará plenos e realizados.

Pensando nisso no início desse ano (2018) a minha pergunta é…o que tenho (temos) feito para CHEGAR LÁ????

Outra questão importante…sabemos realmente a diferença entre OBJETIVOS X METAS?

Em um de meus projetos de “planner financeiro”, a frase da capa diz… METAS, SÃO APENAS PALAVRAS BONITAS COLOCADAS EM SEQUÊNCIA LÓGICA, SE VOCÊ NÃO TIVER UM PLANO DE AÇÃO… não consegui descobrir quem REALMENTE, DE FATO E DE DIREITO disse isso, mas sou obrigada a não só concordar, como assinar embaixo.

Mas vamos voltar ao cerne da questão!!!!

ANTES DE MAIS NADA é importante que entendamos (de maneira extremamente simplificada)  a DIFERENÇA entre OBJETIVOS X METAS

  • OBJETIVOS – sonhos, desejos
  • METAS – como e o que fazer para alcançar os nossos objetivos (sonhos e desejos)

OBJETIVO é o PROPÓSITO de realizar algo, é aonde se quer chegar. É ele que fornece a direção do que se deseja fazer, SERVE COMO GUIA. É a posição que se deseja ocupar no futuro, o sonho que se deseja realizar.

Já a META é o objetivo de forma quantificada. Quando falamos em metas falamos de TAREFAS ESPECÍFICAS PARA ALCANÇAR OBJETIVOS. As metas são temporais e estritamente ligadas a prazos. Para mostrar esses conceitos na prática, segue um bom EXEMPLO:

OBJETIVO: Uma pessoa deseja fazer uma viagem.

META: Ela pretende fazer essa viagem, até o ano de 2018, para o lugar “X”. Após a definição, separamos algumas dicas para auxiliar na hora de obter um resultado extraordinário.

  1. FOCO: Essa é uma das estratégias mais importantes, já que estar focado no objetivo traçado significa estar comprometido com o que se deseja alcançar. É ainda evitar distrações e se concentrAR naquilo que almeja.
  2. DISCIPLINA: muitas pessoas que tiveram carreiras marcadas pelo sucesso trazem esta característica, já que essa representa o ESFORÇO, a DETERMINAÇÃO e a VONTADE DE ALCANÇAR O OBJETIVO (sonho, desenjo). É também o ATRIBUTO QUE TE IMPULSIONA a lutar por aquele OBJETIVO E META. É PERSEVERAR EM BUSCA DO RESULTADO.
  3. DEDICAÇÃO: esta é de suma importância, pois está ligada a qualidade da atividade. O fato da pessoa se propôr a fazer aquilo da melhor forma possível, para assim alcançar seu sonho.
  4. CONFIANÇA: é muito importante também saber que VOCÊ É CAPAZ DE CONSEGUIR. AFASTE O MEDO DA DERROTA,o medo nos paraliza. Busque sempre crescer, pois o único responsável pela conquista é você. Confie que tudo dará certo. Tenha sempre a certeza, que você conseguirá alcançar o que você deseja. Seja positivo, otimista e lute pelos seus sonhos.OBJETIVOS, SONHOS e DESEJOS temos muitos, o tempo todo, seja a curto, médio ou longo prazo. Sabendo agora que para realizá-los, precisamos estabelecer METAS eu te pergunto (assim como tenho me perguntado)

VOCÊ tem algum OBJETIVO? E além de OBJETIVOS, SONHOS e DESEJOS, você tem suas METAS devidamente traçadas para garantir que SEU OBJETIVO, ATRAVÉS DESSAS METAS SEJA REALIZADO?

Nossos OBJETIVOS, sonhos e desejos podem ser GRANDIOSOS, IMENSOS…mas as nossas METAS precisam ser REALISTAS e “realizáveis”, para que a frustração não chegue com as impossibilidades!

EXEMPLO : Objetivo – Emagrecer 20kg (estamos em Janeiro) até minha formatura em Março…desculpe, a não ser que você faça uma cirurgia bariátrica (que pode ser uma META), isso certamente será impossível, você se frustrará e deixará seu sonho pelo caminho!

Como alcançar OBJETIVOS a curto, médio e longo prazo?

  • Decida o que você quer. O primeiro passo é determinar O QUE VOCÊ QUER ALCANÇAR.
  • Defina seus termos. Quando você tiver uma ideia geral do que deseja, deverá começar a pensar no que essas metas significam para você.
  • Se pergunte…por que e para quê?
  • DETERMINE SE É UM OBJETIVO (sonho, desenho) POSSÍVEL

Como estabelecer METAS razoáveis?

  1. SEJA COERENTE consigo mesmo(a)…tenha bom senso e equilíbrio.
  2. Especifique seus objetivos. Quando defini-los, eles deverão responder perguntas fundamentais como quem, o quê, onde, quando e por quê.
  3. Crie objetivos mensuráveis, que você possa “medir” os resultados!
  4. Seja realista.
  5. Estipule as prioridades.
  6. Fique de olho no progresso, faça isso com frequência regular.
  7. Avalie SEMPRE seus objetivos.
  8. Continue definindo metas, mude as estratégias se for necessário, mas CONTINUE até alcançar! Acredite, VOCÊ PODE!

Fontes de pesquisa e consultas:

Comments are closed.